sexta-feira, 11 de julho de 2008

Estática patrimonial

O insigne mestre Prof. Fabio Besta, ”o maior contador de todos os tempos”, conforme o Prof. Francico D´Áuria, em Cinqüenta Anos de Contabilidade, (1903 – 1953), foi quem iniciou os estudos da estática patrimonial nos fins do século XIX.
O Prof. Vincenzo Mais foi o sistematizador do sistema em sua obra Statica Parimoniale.
Para os estudiosos do assunto o mestre Prof. Vincenzo Mais foi o cientista da contabilidade que melhor tratou deste ramo da contabilidade que estuda o patrimônio no seu estado de composição, avaliação e equilíbrio.
Em Statica Patrimoniale o Prof. Masi afirma: “A estática patrimonial é o estudo do patrimônio considerado sem movimento em um dado momento na sua estrutura qualitativa e quantitativa, isto é,nos seus elementos e nos seus componentes ou valores."
Seu objeto é, portanto, o patrimônio observado no seu aspecto jurídico, econômico e contábil em geral e em particular como “capital” das empresas e “patrimônio” das entidades.
Mas, as indagações não se esgotam aqui: a estática patrimonial se propõe á coordenação qualitativa e quantitativa ou de valores dos vários elementos e componentes do patrimônio e como capital da empresa e como patrimônio das entidades: os estudos das condições gerais do equilíbrio estático funcional e financeiro constituem, por assim dizer, o foco da pesquisa e o fim da própria estática, onde tal problema é estudado com amplitude.”
O Prof. Masi dividiu os seus estudos da seguinte forma: Livro I – Definição do patrimônio; Livro II – O capital das empresas; Livro III – O patrimônio das entidades; Livro IV – O equilíbrio estático do capital da empresa e do patrimônio das entidades. Divide o trabalho em vários capítulos, seções e subseções. Matéria de estudo vastíssima consumiu o mestre milhares de páginas com o seu estudo.

Um comentário:

Unknown disse...

-Estou fazendo Contabilidade!! e acredito que vou gostar e me dar muito bem com o curso...até por que os assunto que abrange é tudo muito claro e objetivo..ou seja é ou não é.