sábado, 5 de abril de 2008

EBTIDA

Erning before interest, taxes, depreciation and amortization, é a origem da sigla EBTIDA, que em português pode ser traduzida para LAJIDA, ou “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. É um termo importado dos balanços americanos. Passou a ser adotada a partir de 1997. Juntamente com outros indicadores a sua formulação é útil aos analistas e investidores. O seu valor informativo é maior quando usado de forma combinada com outras técnicas de análise. É inaplicável para instituições financeiras tendo em vista que as despesas financeiras nestas instituições fazem parte das operações principais, logo não devem ser excluídas. Com o EBTIDA as empresas chamam atenção do usuário para o fato de que, apesar da possível ocorrência de eventos desfavoráveis, melhoraram o rendimento operacional.
É necessária a delimitação do âmbito do EBTIDA. Super dimensionar as funções informativas do indicador é reduzir sua eficácia e introduzir o risco na sua interpretação.
Aliada a outras técnicas tem o seu valor.
O EBIT foi o precursor da técnica. Foi criada pelos americanos em 10 de novembro de 1986: Earning before interest and taxes; em português: Lucro antes de juros e impostos. Como se pode observar o EBTIDA ampliou o campo de demonstração incluindo a depreciação e a amortização. O EBIT é comumente utilizado pelos investidores para comprar empresas. Quanto maior o valor EBIT mais lucrativa a empresa é susceptível de ser.
O EBIT e o EBITDA não são medidas contábeis utilizadas nas práticas contábeis adotadas no Brasil ou nos princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos da América. Segundo o pensamento dominante não devem ser considerados como sendo uma alternativa ao lucro líquido na qualidade de indicador do desempenho operacional ou como uma alternativa ao fundo de caixa na qualidade de indicador de liquidez.
Um exemplo do EBTIDA de uma empresa industrial:
Demonstração do Resultado do Exercício
RECEITA DE VENDAS
(-) Custo de Produtos Vendidos
= Lucro bruto
(-) Despesas Operacionais
Despesas de administração
Despesas de vendas
= EBTIDA OU LUCRO APURADO AJUSTADO
(-) Despesas Financeiras
(+) Receitas Financeiras
(-) Depreciação/Amortização/Exaustão
= Lucro antes do Imposto de Renda
(-) Provisão para o IR
= Lucro Líquido.

Um comentário:

Cassio Utsch disse...

Prezado Sr. LEAL,
Além de todos os seus atributos e qualificações, deverias acrescentar o titulo de professor/tradutor, visto que consegues transformar o complicado economês em uma compreensível e agradável aula de português.
Obrigado!
Cassio Utsch