quinta-feira, 15 de maio de 2008

Unigrafia e digrafia

UNIGRAFIA E DIGRAFIA

Unigrafia e digrafia são formas de escrituração utilizadas para registro de operações mercantis. Unigrafia é a partida simples. É o registro contábil que não segue a um método exato nem sistemático. Data do período da antiguidade contábil.
É o registro do fato, sem a observância de normas técnicas A sua utilização limita-se a pequenos negócios e ás aziendas domésticas
Tem mais função estatística sem características de escrituração contábil.
A História Antiga da Contabilidade e Idade Empírica registra o seu uso há milhares de anos.
Jones, na Inglaterra, faz referencia de uso em 1795, de método especial de escrituração, utilizando os livros Diário, Razão, Caixa e Livro de Estoques. Na França Poitrat, em 1833 e Biancardi, na Itália, em 1876, ocuparam-se do assunto e a escrituração chamada CAMERAL registrava fatos da azienda pública.
Apesar do empenho de alguns, que procuraram até aperfeiçoar o método, este não teve o sucesso almejado. Os motivos: não satisfaz na prática e não oferece segurança. Muitas são as lacunas que apresenta.
Digrafia é a partida dobrada, onde um débito é correspondido por um crédito.
Nasceu na região denominada TOSCANA, na Itália, na segunda metade do século XIII.
O método ganhou ressonância no mundo a partir da exposição feita pelo Frei Luca Paciolo, em 1494.
Como afirma o Prof. Lopes de Sá no livro Dicionário de Contabilidade, 3º volume, pág.204, 1957,1ª edição: “O balanço equilibrando débitos e créditos, é o ápice do processo, evidenciando o patrimônio. Se considerarmos a questão pelo seu rigor técnico e científico a Partida Dobrada aparecerá como o único processo verdadeiro e útil, posto que evidência as causas e os efeitos dos fenômenos patrimoniais. Esta a razão de ter obtido a fama, o uso e a duração de quase seis séculos.”

2 comentários:

Unknown disse...

boas tardes!

Venho por este meio deixar uma pequena pergunto, como futuro técnico de contabilidade, faço a seguinte observação!

No contexto profissional é utilizável o processo de registo inicial: Unigrafia?

meus comprimentos e bom continuação de uma excelente noite ou tarde ou manhã consoante a hora!

Unknown disse...

Bom visto que o Sr. tem mais conhecimento geral do que eu, assim também é uma forma de estar actualizado em contexto de trabalho!